Menu principal
 

Perfil do Curso

O curso de Agronomia do IFC-Concórdia, em consonância com a Resolução 01/2006 (CNE/CES), tem como perfil assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, visando maiores níveis de sustentabilidade do sistema.

O curso, atendendo à Resolução CNE/CES 11/2002, oferece formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o profissional a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Garantindo um egresso com este perfil, o curso promove sólida formação científica e profissional. É proporcionado consistente embasamento teórico e prático. A formação teórico-prática é solidificada pela presença e utilização dos laboratórios e das estruturas de unidades de ensino e pesquisa presentes na fazenda do Campus e pela dinâmica desses laboratórios vivos, possibilitando aos acadêmicos vivenciarem situações do cotidiano do profissional da área.

O curso tem um viés orientado pela perspectiva do desenvolvimento rural sustentável, dedicando especial atenção à agricultura familiar. O acadêmico é incentivado a voltar seu olhar para a realidade socioeconômica do Estado e do país, e subsidiado para desenvolver o espírito crítico e a visão de totalidade, capaz de atuar local e globalmente.