Menu principal
 

TCC

O trabalho de curso (TC), de acordo com o artigo 10 da Resolução CNE/CES nº 01, de 2 de fevereiro de 2006, é obrigatório para todos os acadêmicos do Curso de Agronomia e contará como carga horária curricular. O Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de análise, síntese, aplicação e aprimoramento dos conhecimentos básicos e tecnológicos construídos durante o curso. O desenvolvimento do trabalho será feito de forma interdisciplinar, envolvendo prioritariamente as disciplinas de Metodologia Científica, Estatística, Experimentação Agrícola e as demais relacionadas com o projeto. As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos em laboratório, práticas de pesquisa a campo, extensão e outras, decorrentes das necessidades para a elaboração do TC, após ultrapassarem às 60 horas previstas na matriz curricular, não poderão ser consideradas, para fins de computo de créditos, nas atividades complementares previstas dentro de elenco das mesmas para o curso.

O TC deverá contemplar um trabalho de pesquisa ou extensão, devendo culminar com a apresentação final em forma de artigo científico (trabalho com tema original, revisão, nota científica) no formato para publicação em revista Qualis A ou B, sendo observadas o modelo padrão das normas para elaboração de trabalho de curso do IFC-Concórdia. O Trabalho de Curso deverá ser apresentado perante uma banca de avaliação indicada pela Coordenação do Curso de Agronomia em conjunto Professor Orientador do TC e aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante até o final do último ano do curso, sendo sua aprovação condição para a conclusão do mesmo.

A partir do 9º semestre letivo os acadêmicos poderão iniciar seu Trabalho de Conclusão, na disciplina de Metodologia Científica II, elaborando um pré-projeto de execução sob a orientação do docente da disciplina de metodologia científica II em conjunto com um docente da área. A matrícula na disciplina TC será realizada no 10º semestre.

No 10º semestre, o trabalho será orientado por um professor da área, do IFC-Concórdia e que tenha conhecimentos na linha de trabalho pretendida pelo acadêmico, desde que esta faça parte das linhas de trabalho do Campus.

Os mecanismos de acompanhamento do trabalho compreendem:

  1. Definição do tema a ser desenvolvido em conjunto com o orientador;
  2. Apresentação do projeto perante uma Banca de Avaliação, indicada pela Coordenação do Curso de Agronomia, ressaltando, além da importância, dos objetivos e justificativa do trabalho a ser desenvolvido, a metodologia, o cronograma de execução e o orçamento necessário para execução do trabalho;
  3. Desenvolvimento do trabalho em nível de laboratório ou campo;
  4. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso sob a supervisão do professor orientador;
  5. Apresentação do trabalho para uma Banca de Avaliação constituída pelo professor orientador (presidente da banca) e no mínimo dois docentes do Curso de Agronomia do Campus Concórdia, de preferência com área de atuação similar a do trabalho desenvolvido.